ortopedia funcional dos maxilares (O.F.m).
Este tipo de tratamento pode auxiliar e corrigir disfunções no desenvolvimento craniofacial, além de trazer vários outros benefícios. É muito importante consultar um especialista regularmente para acompanhar o crescimento de nossos pequenos, pois a saúde bucal vai muito além dos cuidados com as cáries.
Olá, eu sou a Dra. Tábata, sou Ortopedista e odontopediatra e diariamente recebo muitas perguntas como essa em meu consultório .Mas então, todas as crianças precisam de aparelho ? a resposta é: quase todas! Muitas mães não sabem, mas uma pesquisa realizada no Brasil, demonstrou estatisticamente que apenas 14,83% das crianças entre 6 e 10 tem a oclusão da mordida normal, o restante apresenta algum tipo de alteração importante (Fonte). Nessa faixa de idade as crianças estão crescendo, se desenvolvendo e muitas mudanças acontecem no corpinho delas como por exemplo:
- Funções mandibulares.
- Mastigação e espiração.
- Troca de dentes.
- Qualidade do sono.
- A posição da língua e pescoço e consequentemente a postura corporal.
- Alfabetização e a fala.
- Deformidades na face entre outros aspectos.
Muitos aspectos poderão ser prejudicados caso não sejam tomadas medidas preventivas na hora certa. É uma reação em cadeia que não deve ser deixada de lado pois influenciará negativamente a saúde de forma geral, então, a hora de agir é agora, deixar para mais tarde pode custar caro para a saúde e pode ser irreversível.
Os benefícios da Ortopedia Funcional dos Maxilares.
Nos últimos anos a Odontologia evoluiu em uma velocidade incrível, e os benefícios alcançados com a OFM são os mais diversos, e a melhora em vários aspectos como:
- Ganho nas dimensões ósseas necessárias para a troca por dentes permanentes.
- Respiração, Sono e apneia e consequentemente a cognição.
- Mastigação e deglutição dos alimentos.
- Fala e alfabetização.
- Formato do rosto e diminuição de olheiras.
- Posição de cabeça e pescoço, influenciando a postura corporal e o equilíbrio.
- Evitar dores e desgastes nas articulações temporomandibular na fase adulta.
- Melhor aproveitamento das atividades físicas.
Qualquer dentista pode oferecer este tratamento ?
Os Dentistas de modo geral poderão diagnosticar a necessidade do tratamento. O indicado é procurar um especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares e também em Odontopediatria, pois o conhecimento técnico especializado e a forma de atendimento de crianças e adolescentes resultarão em um tratamento mais adequado, e as decisões e procedimentos realizados nessa fase serão decisivas para toda vida.
Quanto tempo leva o tratamento?
Dependendo da resposta biológica e colaboração do paciente, o tratamento pode ser realizado geralmente no prazo 12 a 24 meses.
Quanto custa o tratamento da O.F.M ?
Os valores referentes a este tratamento vão depender de caso para caso, pois cada paciente é único. Após o fechamento de diagnóstico é possível conversar sobre valores, pois são necessários exames radiológicos e cefalométricos para realizar o planejamento do tratamento.
Então, marque uma consulta com especialista em Odontopediatria e Ortopedia em sua cidade! Como você pôde ver em nosso blog, um profissional com o conhecimento direcionado ao tratamento dos desequilíbrios e as alterações ósseas, musculares e posturais do paciente, pode mudar o futuro da saúde dos pequenos como um todo!